O Povo Cigano

Um dos maiores mistérios da força do povo cigano está em um princípio fundamental dde sua existência, a vida e a sua liberdade. Por isso dizem que cigano não tem morada, nada os prendee a não ser a vida, a paz, o amor, a liberdadde, a família a união do grupo.
A força e a magia deste povo, está calçado na força universal, a natureza, por isto a necessidade de estar em contato direto com esta força que imana da terra, da água, do vento, do fogo e do éter. Cada movimento da natureza representa fundamentos na concepção deste povo.
Os astros a energia necessária para a superação das provações da vida terrena, além de auxiliar na busca do equilíbrio e a comunhão com o universo e religar-se com seus antepassados. O Fogo é a transformação das energias, é um espelho da vidência, é o movimento das Salamandras que trazem as mensagens que estão na escuridão de nossa ignorância, é a proteção do frio e de todas as negatividades e perigos. A fogueira nos acampamentos é o coração das caravanas, onde, o seu povo unido a todos os elementos de transformação imanam toda a vibração, a alegria, a energia, o canto, a dança, a união que representa a força do movimento da vida, das caravanas, das cidades, de tudo que movimenta o universo.
Este povo, ao contrário que os não ciganos pensão, possuem sim, normas, leis, códigos morais próprios e de profunda rigidez transmitidos de geração para geração. O respeito aos velhos, pois representam a sua origem e o que é de mais sagrado em um acampamento cigano é as crianças, pois representam a continuidade de seu povo.
Não podeemos esquecer que a LIBERDADE é a palavra chave deste povo. Portanto nada que venha ferir este princípio pode ser aceito em uma tribo de ciganos. Estes mesmos princípios regem todos os ciganos encarnados e desencarnados, não peçam a um cigano que venha ao mundo para praticar qualquer maldade, pois nada será feito, pois este povo conhece mais do que ninguém a lei da ação e da reação e as conseqüências dos seus atos. Tirar a liberdade de um cigano é cortar suas veias e deixá-lo sangrar até morrer na solidão e no abandono no exílio do bando.
Podemos dizer que as leis que regem um grupo cigano são bem mais rígidas e bem mais severas que as leis que regem os não ciganos, como podemos ver diariamente nos jornais: as atrocidades, impunidades e descasos, diante de fato do cotidiano. Não que uma esteja mais uo menos correta. Ambas estão corretas, pois seguem princípios morais e individuais de povos diferentes que se baseiam em valores diferentes.
Muitos mitos são profanados em nome do povo cigano, por ignorância, por preconceito, por falta de informação e por falta de entendimento, pelos não ciganos. A intolerância na compreenção da liberdade e do desprendimento deste povo faz com que muitas falsas histórias sejam relatadas pelos não ciganos que preconceituosamente os definem como “vagabundos”, “ladrões”, “sequestradores de crianças”, “trambiqueiros”, “enganadores”, etc. Tudo isso reflete a ignorância e a limitação dos não ciganos que vivem apegados a coisas que os fazem prisioneiros de seus próprios desejos, riqueza, poder, estatus, prazeres, etc. Enquanto que os ciganos buscam acima de tudo a sua liberdade de ir e vir, a liberdade de seu espírito que se religa a cada amanhecer ao universo. Eles sabem que nadaque é cedido pela natureza é deles, mais apenas cedidos para uso e frutos, emprestados. Portanto, como encontraram, assim deverão devolver a mãe natureza.


Colaboração Cacique Beto Koch do Ogum Yara e Cigano Pablo