Ogum na Umbanda

Na Umbanda, Ogum é representado por diversas falanges:
Ogum Beira-Mar: Na areia molhada é conhecido como Beira-Mar e nas ondas é conhecido como o sete Ondas. Ele atua rondando a calunga grande (mar, oceano) ou reino de Iemanjá.

Ogum Rompe-Mato: Sua falange trabalha cruzada com Oxóssi, rondando as matas ou também as pedreiras onde é conhecida como Ogum das Pedreiras, e neste caso trabalha cruzada com Xangô.

Ogum Megê: Sua falange é responsável pela ronda da calunga pequena ou cemitério, trabalhando na calçada que o cerca. Lida diretamente com a linha das almas.

Ogum Naruê: Esta falange de Ogum trabalha desmanchando a magia negra, operando dentro da linha das almas, exercendo especial domínio sobre as almas quimbandeiras.

Ogum Matinata: Junto com suas falanges, defende os campos onde se assentam as obrigações para Oxalá, principalmente em colinas floridas. Apesar de rondar os campos de Oxalá, não é a linha que vibra diretamente com este.

Ogum Yara: È a falange de Ogum que ronda os rios, lagos e cachoeiras. É o grande colaborador dos trabalhos de Oxum.
Ogum de Lei: Esta falange carrega a vibração pura de Ogum. Efetua sua ronda sobre o mundo. É a própria lei que rege os reajustes cármicos.